O concreto celular Ytong é um material ecologicamente correto em todas as fases de seu ciclo de vida.

Matérias primas
O concreto celular Ytong é um material 100% mineral que requer matérias-primas praticamente inesgotáveis (areia, cal, cimento, água) em nosso planeta. Apenas 1m3 de matéria-prima é necessário para fabricar 5m3 de produto final.
Processo de fabricação
O consumo de energia na fabricação é baixo, devido ao processo de autoclave que não requer altas temperaturas.

A poluição do ar é insignificante, pois o gás natural é usado como energia fóssil e o processo de fabricação não polui o solo ou a água.
Os resíduos gerados no corte e perfilagem são devolvidos diretamente ao ciclo produtivo. A energia utilizada e os níveis de poluição ambiental são extremamente baixos.
Transporte
A leveza do concreto celular permite que os caminhões sejam carregados ao máximo, o limite é definido pelo volume, não pelo peso.
Processo de execução do trabalho
A execução do trabalho com elementos Ytong protege os trabalhadores e o meio ambiente. A leveza e ergonomia dos blocos (lingueta e ranhura e com alças) facilitam o manuseio, reduzindo o risco de lombalgia. A poeira gerada ao cortar o material não é prejudicial e pode ser reciclada no local para obter argamassa de reparo. O Ytong permite reduzir o prazo de trabalho e com ele todos os inconvenientes que qualquer ação desse tipo gera.

Vida útil (uso doméstico)
O alto isolamento térmico e as características bioclimáticas do Ytong proporcionam conforto climático e economia de energia.
O material não emite odores, compostos orgânicos voláteis (COV) e possui radioatividade desprezível, muito inferior à dos materiais tradicionais e, em qualquer caso, inofensiva para os seres humanos.
Fim do ciclo de vida e reciclagem
Sendo um material 100% mineral, não contém elementos químicos, por isso não precisa ser levado para aterro especial, pois não contamina o solo.
Por ser tratado em material homogêneo, o processo de demolição ou moagem não envolve a complexa e onerosa separação e classificação dos resíduos.
Os resíduos Ytong podem ser reciclados e existem várias opções de downcycling: grânulos para absorção de descargas, para a criação de aterros e condicionamento do solo, etc.
Certificados

A Ytong possui a declaração ambiental de produto (EPD) de acordo com as normas europeias (ISO 14025) e outros certificados internacionais como Natureplus, FDES, etc., que atestam suas qualidades ambientais.


