O comportamento das paredes de alvenaria YTONG frente às tensões sísmicas está relacionado com as propriedades do material e do sistema construtivo.

Conformidade com os regulamentos sísmicos NCSE-02

O sistema construtivo Ytong possui as características e elementos para poder adaptar o projeto aos requisitos da normativa dentro dos limites que estabelece para estruturas de alvenaria.

Alta leveza dos blocos

As forças laterais a que estão sujeitos os edifícios em caso de atividade sísmica são proporcionais ao peso da construção. A leveza das estruturas Ytong permite minimizar as cargas sísmicas.

Homogeneidade do material

Os blocos Ytong são sólidos, têm um comportamento isotrópico e são colocados em uma junta fina. Isto confere uma elevada homogeneidade às paredes, traduzindo-se numa elevada resistência mecânica.

Ductilidade de Fábrica

Uma estrutura dúctil é capaz de absorver energia sísmica até um certo limite através de deformações elastoplásticas sem causar trincas. Ensaios sísmicos realizados em paredes YTONG mostraram que, mesmo no caso de paredes de alvenaria (tradicionalmente rígidas), elas possuem uma certa ductilidade, o que é benéfico diante das ações sísmicas.

Em caso de necessidade e principalmente para áreas de maior risco sísmico (a partir de uma aceleração básica de 0,12g), o sistema construtivo dispõe de peças especiais para reforço das paredes (blocos “U”, técnico “U” de até 6 m de comprimento, ” Blocos O”, blocos lisos para colar a junta vertical).