O conforto climático é muito importante dentro do conceito global de bioclimática.

Para alcançar um bom conforto climático, o envelope deve ter três propriedades:

  • Alta resistência térmica para minimizar o fluxo de calor;
  • Inércia térmica para poder absorver as mudanças de temperatura e garantir uma temperatura estável no interior;
  • Uma alta permeabilidade ao vapor de água para garantir a autorregulação da umidade em casa

Características térmicas

O concreto celular Ytong combina resistência e inércia térmica.

Apesar de ser um material leve, os blocos Ytong são capazes de absorver uma onda de calor vinda do exterior (regime de verão) até 89% com um atraso de 11,4 horas (bloco de 25 cm de espessura). Isso normalmente só é possível com materiais mais pesados ​​que não possuem resistência térmica.

Com essas características, o concreto celular é capaz de manter uma temperatura estável em casa tanto no verão quanto no inverno.

Hidrorregulação

O baixo coeficiente de difusibilidade ao vapor de água do concreto celular Ytong ( = 5-10) permite a autorregulação da umidade do ar no interior da casa. Assim, as paredes Ytong são capazes de absorver o eventual excesso de umidade que normalmente é gerado em banheiros e cozinhas, e devolvê-la ao ambiente de forma desfasada e até mesmo transportar parte dela para o exterior, desde que os revestimentos não crie uma barreira vapor.

As paredes Ytong, no entanto, possuem um coeficiente de absorção de água muito baixo, ou seja, são paredes com alto grau de impermeabilidade. Isso ocorre porque os poros no concreto de espuma são fechados e não se interconectam. Por isso, o material só consegue absorver água por capilaridade através da parte sólida, que, como sabemos, ocupa apenas 20% do volume.

Radioatividade

O Ytong tem um valor certificado de radioatividade insignificante, muito inferior ao dos materiais tradicionais e, em qualquer caso, inofensivo para os seres humanos.